Artigo acadêmico sobre o DÊUTERO-ISAÍAS
O Dêutero-isaías, ou Deutero Isaias, é uma literatura reconhecida pela Teologia judaico-cristã como um trecho do livro veterotestamentário do profeta Isaías. E, neste artigo acadêmico o doutor em Teologia José Neivaldo de Souza, parceiro do ministério Uns Aos Outros, escreve sobre a narrativa que envolve essa perícope bíblica.
Quem é Deus? Essa é uma pergunta que acompanha a humanidade desde sempre. Quando começamos a tornar consciência de nós mesmos, logo nos perguntamos: por que estamos aqui? Quem somos nós? Deus existe? Quem é Deus?. Numa linguagem mítico-teológica, o profeta Isaías reinterpreta a tradição, fortalece a noção de Deus em relação aos ídolos pagãos e resgata, aos exilados da segunda geração na Babilônia, a esperança numa “nova criação”.
Como já dito, Deutero Isaias é o nome dado para a última parte da divisão da obra compilada pelo profeta Isaías. No artigo apresentado aqui, o professor José Neivaldo de Souza traz uma reflexão que incentiva o entendimento da literatura profética e, particularmente, do texto do Segundo Isaías (40-55).
Quanto ao método, foram considerados os lugares a partir dos quais podemos compreender a mensagem do profeta, sua relação com Deus e com o povo de Israel: o lugar literário, histórico- -social e teológico.
Para ler o artigo completo Clique Aqui.
Academia e Uns Aos Outros
Uma das frentes de atuação do ministério Uns Aos Outros é a produção acadêmica sobre Religião e Teologia.
Este artigo foi publicado na 52ª versão da Revista Perspectiva Teológica, na edição de Jan/Abr de 2020.