Scroll Top

Hábitos Saudáveis Em Meio Ao Caos

hábitos saudáveis

COMO DESENVOLVER HÁBITOS SAUDÁVEIS EM MEIO AO CAOS?

“….todas as coisas foram criadas por ele e para ele”.
Colossenses 3.16

 

O grande questionamento que me vem à mente nestes últimos dias é: eu estou bem? Ou melhor, como eu estou me sentindo de verdade? Ou, ainda como desenvolver hábitos saudáveis em meio ao caos de uma pandemia?

Talvez você também esteja se perguntando isso. E, eu quero te dizer: você não está sozinha nessa. 

O ano começou cheio de expectativas. As escolas vão reabrir. As crianças felizes por rever os amigos e os professores. Muitas de nós preparamos as mochilas, organizamos a rotina e as tarefas domiciliares. 

Mas, de repente, um novo lockdown. O número de casos de covid triplica. O isolamento fica ainda mais severo. Nem mesmo aquela rotina estabelecida ano passado serve para a atual. Tudo fechado novamente! 

Os sentimentos de angústia, de medo e frustração voltam a aparecer. Muitas pessoas que estavam levando “bem” a “vida pandêmica”, simplesmente desmoronaram. Outras, continuam dizendo para si mesmas: “está tudo bem, logo vamos encontrar uma nova rotina e vamos sobreviver”, afinal, já vivemos isso ano passado.

O fato é: como encontrar o equilíbrio entre extremos? Não podemos nos desesperar! Pois, como mães, esposas e amigas, precisamos erguer a cabeça e seguir em frente. Mas também, não podemos colocar aquele sorriso no rosto e dizer que tudo está tudo bem. Porque no fim, não está TUDO BEM.

A pandêmia me trouxe um novo hábito: ouvir podcasts. Não tenho mais tempo e nem disposição para ler livros, então, eu tive que inovar. E sabe que descobri? Novos prazeres em meio ao caos. E, é sobre este tema que eu gostaria de compartilhar com vocês hoje.

A bem da verdade é que não conseguimos estar bem, vivendo nesse contexto. E nem deveríamos! Se você acompanha os jornais vai perceber que a desigualdade aumentou, a miséria triplicou e, principalmente, a fome está em toda parte! 

Bom, eu já escrevi aqui sobre a importância de não nos alienarmos como mães e sobre a importância de fazermos nossa parte, mesmo que pequena, em todo tempo. Cuidando umas das outras. 

Mas, hoje, eu quero dizer pra você que hábitos saudáveis tem me feito manter a cabeça no lugar. São ações contínuas que faço dentro de mim para ter pequenos prazeres, mesmo em meio ao caos.

Hábitos saudáveis em meio a pandemia de coronavírus

São pequenas coisas que descobri, ou que redescobri, que tem me dado muito prazer. No Novo Normal, as coisas são diferentes. Nosso viver parece mais um sobreviver.

Então, resolvi listar alguns dos meus novos hábitos saudáveis para incentivá-las a buscar os seus:

  • Sair para andar de bicicleta com minha filha no fim de tarde, me faz sentir o vento no rosto, e me lembra que eu e ela estamos vivas.
  • Lavar uma louça escutando um podcast a respeito de um tema que me intriga, ou de um tema que me faz refletir, me faz querer ser melhor.
  • Colocar a Lis para dormir no horário certo e ter a netflix só para mim, mesmo que seja apenas para assistir um episódio da minha série favorita.
  • Sair para caminhar ouvindo as músicas que me remetem a um período que morei fora do Brasil, me trazem nostalgias de um período bom da minha vida.
  • Comprar uma torta de limão pelo ifood para comer depois do jantar, sozinha.
  • Buscar uma receita nova na internet e fazer no jantar para a minha família.

 Eu tenho aprendido neste tempo pandêmico a não resumir meu dia em “produzir” e “dormir”. Porque se você for pensar de verdade, é o que acontece de segunda a segunda. 

Eu preciso acordar cedo para trabalhar, arrumar a casa, fazer o almoço, cuidar das crianças, lavar a roupa, trabalhar, arrumar a casa, dar banho nas crianças, colocar para dormir, etc, etc, etc… 

E depois disso tudo, eu penso, agora eu só quero dormir, e dormir.

 

Se no meio disso tudo a gente não criar o hábito de ter pequenos prazeres, os dias começam a se tornar enfadonhos. Pois, antes da pandemia você tinha uma rotina e no fim de semana você podia sair para ver amigas, ir na casa da vovó ou deixar as crianças por lá. Agora não. Então, todos os dias eu penso, eu preciso fazer algo hoje que me dê prazer e me faça lembrar que estou viva!

Dentre os hábitos saudáveis que cultivo, falar com Deus é aquele de que mais me orgulho. Deixei ele para o fim, pois ele é o combustível para o meu dia a dia. 

Muitas vezes eu falo com Deus no banho, no carro, lavando louça ou durante uma caminhada. É um tempo precioso que uso para expressar tudo aquilo que está dentro de mim. 

Conforme você vai criando intimidade com Deus, mais este tempo se torna prazeroso. Nestes últimos meses a minha relação com Deus vem mudando, mesmo eu sendo cristã há mais de 15 anos. 

Eu tenho aprendido que o verdadeiro cristianismo, tem mais a ver com o outro do que comigo e com os meus desejos pessoais. 

Mas, ao mesmo tempo, Deus se importa comigo e com o meu bem estar, então, eu tenho entendido que: quando eu me sinto bem e quando tenho pequenos prazeres, isso agrada e alegra o coração do meu criador. 

O cuidado com você mesma é uma forma de fazer o Reino de Deus se manifestar aqui na Terra, pois, se Deus criou todas as coisas e eu sou uma delas, certamente que tornar ele parte do seu dia a dia o deixará extremamente feliz.

Não se esqueça, eu, você e muitas mamães por aí, estamos todas no mesmo barquinho. Por isso, cuide-se! 

Com carinho.

Foto_400_Nicolle_Lis
Nicolle Ramos
Nicolle, é casada com  Rangel e mãe de primeira viagem da Lis. Ama estar entre amigas e viajar em família. Faz parte do ministério Uns Aos Outros atuando com palestras e consultoria para igrejas que desejam desenvolver ministério com mães. Nicolle, vive a maternidade de forma intensa e apaixonante, servindo também  no ministério De Mãe Para Mãe, pois acredita realmente que “mães amigas podem fazer um mundo melhor”.

NEWSLETTER MENSAL

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.