ESTAMOS PREPARADOS PARA LIDERAr?
Série: Vencendo com as Pessoas – John Maxwell
Tópico: Questão de preparação
Só é possível liderar com sucesso se a sua liderança for conquistada através de relacionamentos saudáveis. Porém, o contexto familiar e as experiências traumatizantes, às vezes, impedem os líderes de iniciar, construir e manter boas relações com seus liderados.
John Maxwell revela:
“Algumas pessoas estão tão concentradas em si mesmas que simplesmente ignoram a existência das outras”
Liderar é desenvolver indivíduos singulares até o topo da excelência. Quanto mais concentrado nos outros o líder estiver, mais bem-sucedido será.
Princípio da Lente
Certa vez, John e seu amigo Ralph saíram para caçar esquilos. Era a primeira vez de John, então, todo barulhento, de minuto em minuto, perguntava a Ralph onde estavam os esquilos.
Incomodado, Ralph pede que John espere ali enquanto ele vai até o outro lado da floresta. Alguns minutos depois, John começa a ouvir disparos e pergunta a si mesmo em que Ralph estaria atirando?
Ralph reaparece com vários esquilos e John pergunta: “por que os esquilos estavam todos do seu lado da floresta?”. Ralph balança a cabeça e ri do comentário sarcástico de John.
Quem você é determina como você vê tudo à sua volta.
John é escritor, nunca tinha caçado na vida, fazia tanto barulho que os esquilos fugiam de sua presença. O princípio da lente ensina que, inconscientemente, as pessoas tendem a perceber tudo a partir de si mesmas.
Existem pelo menos 5 características que determinam nossa personalidade e, consequentemente, como vemos tudo ao nosso redor:
- Genética;
- Autoimagem;
- Experiências pessoais;
- Atitudes e escolhas;
- Amizades.
Para John Maxwell:
“a diferença entre quem você é hoje e quem será daqui há cinco anos está nas pessoas com quem passa seu tempo e nos livros que lê”.
No vídeo abaixo trago com mais detalhes sobre como liderar usando o principio da lente. O vídeo é a gravação de uma aula que fizemos ao vivo em 2020.
Princípio do espelho
Pete Rose foi um dos jogadores mais extraordinários na história do beisebol. Possui recordes como: maior quantidade de rebatidas válidas e maior número de partidas disputadas. Porém, em paralelo ao sucesso no esporte, Pete vivia um fracasso em sua vida pessoal: era viciado em apostas.
John Maxwell revela: “em janeiro de 2004, depois de negar por 14 anos, Pete Rose finalmente admitiu que apostava no beisebol, inclusive em seu próprio time”. Atitude condenada veementemente pela Liga Profissional de Beisebol.
Partindo da história de Pete Rose, John Maxwell propõe um “teste do espelho” para quem quer liderar:
- Consciência Própria: “a primeira pessoa que devo conhecer bem sou eu mesmo”;
- Autoimagem: “a primeira pessoa com quem devo me dar bem é comigo mesmo”;
- Autocrítica: “a primeira pessoa que me cria problemas sou eu mesmo”;
- Desenvolvimento pessoal: “a primeira pessoa que precisa mudar sou eu mesmo”;
- Responsabilidade: “a primeira pessoa que pode fazer a diferença sou eu mesmo”.
Princípio da Dor
Logo no início de sua carreira como pastor, John Maxwell começou a receber semanalmente uma correspondência com seu sermão dominical transcrito e repleto de correções gramaticais e comentários agressivos.
Certo dia, John comentou com um pastor veterano sobre as cartas que recebia. O pastor mais experiente orientou a John que quando alguém diz ou faz alguma coisa que magoa outra pessoa é porque existe algum problema que precisa ser examinado a fundo e trazido à tona.
Depois de sete anos tentando aproximar-se do remetente das cartas, finalmente John conseguiu uma abordagem mais profunda. Descobriu que experiências com pastores anteriores fizeram-no rejeitar a liderança de Jhon. Mas, depois desse episódio tornaram-se grandes amigos.
Para compreender o Princípio da Dor, John Maxwell recomenda dar atenção à 4 verdades:
- há muita gente suscetível à mágoa;
- as pessoas suscetíveis à mágoa magoam outras com frequência;
- as pessoas suscetíveis à mágoa são magoadas por outras com frequência;
- as pessoas suscetíveis à mágoa costumam magoar;
Para lidar com as pessoas suscetíveis à mágoa, Maxwell recomenda:
- Nunca leve para o lado pessoal;
- Olhe além da pessoa ao olhar o problema;
- Olhe além da situação;
- Não alimente a mágoa da pessoa;
- Ajude a pessoa a se ajudar.
Princípio do Martelo
John Maxwell revela que no início de seu casamento acreditava que não passaria por situações difíceis na adaptação da vida a dois. Mas, pouco tempo depois descobriu que estava enganado.
Por ser muito persuasivo, John sempre “vencia” as discussões com sua esposa. Aprendeu, então, que não há vencedores quando a questão é relacionamento. Percebeu que ao invés de construir pontes estava construindo um muro que distanciava-o da esposa.
Para liderar é preciso saber lidar com discussões difíceis. Maxwell recomenda o uso dos quatro T’s:
- total visão: “ouvir, fazer perguntas, ouvir de novo, fazer mais perguntas, ouvir mais um pouco e só então responder”;
- tempo certo: “a verdadeira arte da conversação não reside apenas em dizer a coisa certa no lugar certo, mas em deixar de dizer a coisa errada no momento errado”;
- tom certo: “muitos dos pequenos conflitos acontecem por causa do uso do tom errado de voz”;
- temperatura: “quando os ânimos se exaltam, as pessoas ficam predispostas a usar bombas em situações nas quais um estilingue resolveria”;
Princípio do Elevador
Quando lecionava psicologia em Chicago, o professor George Crane foi surpreendido por uma aluna que revelou sentir-se muito sozinha e que sua única esperança era receber respostas das cartas que escrevia para as pessoas de sua cidade natal.
Incomodado, Crane, então, criou o “Clube do Elogio”. Estimulou sua turma a fazer elogios sinceros a três pessoas diferentes todo dia, durante um mês. A realização dessa tarefa contribuiria na nota final do semestre.
John Maxwell comenta:
“os alunos de Crane descobriram que os elogios sinceros que faziam produziam um impacto positivo nas pessoas à sua volta”.
Existem 4 tipos de pessoas quando a questão é colocar os outros para cima ou para baixo:
- pessoas que agregam coisas boas à você – devem ser apreciadas
- pessoas que subtraem algo de você – devem ser toleradas
- pessoas que multiplicam algo em sua vida – devem ser valorizadas
- pessoas que criam divisões para você – devem ser evitadas
Neste vídeo eu falo com mais detalhes sobre o Princípio do Elevador. É mais uma aula do curso de liderança que foi feita em forma de Live no ano de 2020.
Para elevar as pessoas à um nível mais alto, Maxwell dá 4 conselhos:
- comprometa-se a encorajá-las todos os dias;
- elogie ao invés de criticá-las;
- seja você o agente de mudança num ambiente negativo;
- dê atenção de forma genuína às pessoas.
HORA DE AGIR
Se você gostou desse conteúdo e acredita que precisa fortalecer a liderança da sua igreja, conte conosco. Entre em contato com nosso ministério para programarmos cursos e treinamentos para seus times ministeriais.
[…] Liderar: você está pronto pra isso? […]