Scroll Top

Uns Aos Outros: nosso manifesto!

Uns Aos Outros

UNS AOS OUTROS

  • Demonstrar o Amor de Deus através da Arte, Ensino e Adoração;
  • Nossa missão é amar, ensinar a Bíblia e capacitar novos ministros para servir a todas as pessoas;
  • Nossa visão é criar uma comunidade conectada ao amor de Jesus e que demonstra este amor na sociedade

O QUE É O UNS AOS OUTROS?

O ministério Uns Aos Outros é uma entidade sem fins lucrativos, interdenominacional e apartidária, completamente independente de grupos políticos ou religiosos. Nosso objetivo é refletir e causar reflexão a partir de conteúdos artísticos e educacionais pautados na teologia cristã.

Não somos um ministério nos padrões convencionais. Somos um movimento, ou seja, um grupo organizado de artistas e ministros cristãos que atua na sociedade, por meio do que chamamos de: Coletivo Artístico Ministerial.

Interpretamos o termo “artista” sob seu conceito primordial – “artesão”, ou seja, todo aquele que cria, faz e distribui, comercializando ou não, aquilo que é feito por suas “próprias mãos”.

No Uns Aos Outros, artista não é só quem canta, dança ou interpreta, mas, todo aquele que “faz” algo como: escrever, pregar, ensinar, administrar… O único critério é que a inspiração artística seja pautada em uma experiência relacional com Cristo, que interfere diretamente na nossa ação, execução e atuação em sociedade.

Nosso coletivo atua com música, pintura, dança, teatro e também, com pregação, ensino e treinamentos. Tanto online quanto presencialmente. Nossa equipe é recrutada, capacitada e integrada ao ministério de forma orgânica, criteriosa e gradual.

Nosso propósito é humanizar cada vez mais a sociedade. E, para isso, focamos em capacitar e desenvolver pessoas que atuam em alguma área ministerial da igreja, os chamados: ministros leigos.

Portanto, materialmente, somos uma plataforma digital, virtual e física de conteúdo, que atualiza, fomenta e promove a reflexão sobre tudo que envolve cristianismo e a sociedade, ensinando e aprendendo como amar uns aos outros.

O que fazemos?

  • Publicamos e distribuímos conteúdos teológicos, bíblicos e de autodesenvolvimento, tangenciados por discussões como: sustentabilidade, política, desenvolvimento humano e afins;
  • Ofertamos cursos online e treinamentos presenciais para vários departamentos e ministérios da igreja;
  • Oferecemos workshops, oficinas e palestras presenciais sobre temas que visam integrar os temas: igreja, cristianismo e sociedade;
  • Atuamos em eventos, cultos e festividades através das equipes artísticas;

POR QUE UNS AOS OUTROS?

“Um novo mandamento vos lhes dou: como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros. Com isso saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros”. (João 13.34-35 NVI)

É isso que nos move: o Amor, que é o elo perfeito (Cl. 3.14). Se amarmos uns aos outros como Jesus nos amou seremos conhecidos como verdadeiros discípulos de Cristo. E, para nós, é nisso que se resume toda a Lei (Gl. 5.14).

Portanto, acreditamos que só seremos reconhecidos como discípulos de Jesus quando a frase: “amar uns aos outros” se tornar algo natural, normal e explícito em nossas vidas.

Mas, como você sabe, esse discurso não é novo, mas colocá-lo em prática é o nosso grande desafio.

Amar uns aos outros como Jesus nos amou é o nosso norte a perseguir. É a palavra que nos foi revelada e sobre a qual caminhamos. Não vamos desistir de tentar.

Contudo, eu sei que isso requer uma discussão complexa sobre o que seria amar outras pessoas na prática.

Entretanto, temos tentado caminhar nessa direção, aprendendo dia a dia como demonstrar Amor, através dos ministérios em que atuamos.

Enfim, o propósito no cerne de tudo o que fazemos é que estejamos ligados uns aos outros pelo amor!

Quem Somos?

Uns Aos Outros
Rangel Ramos
Idealizador
Foto_400_Nicolle_Lis
Nicolle Ramos
Ministério de Mães
Deutero Isaias
José Neivaldo
Teólogo e Escritor
Foto_400x400
Eline Martins
Líder de Adoração
Daniel Jacooud
Daniel Jaccoud
Psicólogo e Escritor
Foto_400_Tia_Lu
Tia Lú
Ministério Infantil

Nossos Valores?

1º valor: postura de serviço (Jesus)

Em João capítulo 13 acontece uma das cenas mais importantes de todo o ministério de Jesus: a última ceia. É nessa ocasião que Jesus sai da mesa e começa a lavar os pés de seus discípulos.

Naquela época, lavar os pés dos convidados era uma das obrigações dos escravos da casa. Lavar os pés de outra pessoa, talvez seja, o símbolo mais categórico de servidão. Jesus lava os pés de seus pares para demonstrar aos seus que mesmo sendo líder, não se colocava acima de seus liderados.

Jesus se dispõe a realizar o trabalho de um escravo, pois, seu Reino não é estabelecido a partir de uma hierarquia baseada em gênero, cor ou raça. Seu Reino é feito de relacionamentos saudáveis.

Ao terminar aquele momento incomum, Jesus revela o ensinamento de sua atitude:

“Depois que lhes lavou os pés, e tomou as suas vestes, e se assentou outra vez à mesa, disse-lhes: Entendeis o que vos tenho feito? Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou. Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns dos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. Digo-lhes verdadeiramente que nenhum escravo é maior do que o seu senhor, como também nenhum mensageiro é maior do que aquele que o enviou. Agora que vocês sabem estas coisas, felizes serão se às praticarem” (João 13.12-17)

O Ministério Uns Aos Outros nasce sob a premissa de que nenhum escravo é maior que o seu senhor, nem ninguém é maior do que ninguém. Ao lavar os pés de seus discípulos Jesus ensina que devemos lavar os pés uns dos outros, isto é, estar sensível às necessidades e dispostos a servir seja quem for.

Lavar os pés uns dos outros nos ensina que antes de tudo devemos ter postura de serviço. A cena narrada por João ensina que servir a comunidade cristã deve ser nossa missão como ministros do Reino de Deus.

Por isso, nosso primeiro valor é a postura de serviço, pois, antes de sermos artistas somos servos que aprenderam a lavar os pés uns dos outros.

 

2º valor: consciência de falibilidade (Judas)

É interessante perceber que no mesmo capítulo que Jesus nos ensina a servir uns aos outros, ele também ensina que há intrinsecamente em nós a possibilidade de falhar. Isto é explicitado em Judas Iscariotes.

Logo depois de ter lavado os pés, inclusive do traidor, Jesus revela que seria traído por um de seus discípulos. Aprendemos, então, que somos, ao mesmo tempo, ministros chamados e, também, traidores em potencial.

No ministério Uns Aos Outros temos a consciência da falibilidade. Sabemos que podemos falhar, pecar ou transgredir algum mandamento de Deus a qualquer momento.

Somos todos humanos, fracos e falíveis. Mas, o que levamos dentro de nossos corações é a consciência de não ter a mesma postura de Judas: remorso em vez de arrependimento.

É o arrependimento que esperamos de todos os envolvidos com o ministério. É isso que ensinamos. É isso que vivemos.

Quando alguém de nosso círculo falha não excluímos, tratamos. Se houver disposição do indivíduo em continuar sua caminhada nós abraçamos e juntos sofremos as consequências pelo seu pecado.

Entendemos que todos somos falíveis, mas não somos condescendentes com o pecado. Portanto, se houver algo em nossa conduta que prejudique alguém vamos ajustar nossas ações e discurso.

Porém, não somos retrógrados e não nos deixamos levar pelo legalismo cego e infrutífero. Não somos guardadores de uma “moral” encarceradora e nem de “bons costumes” que, apenas, isolam e desconectam o cristianismo da sociedade contemporânea. Somos inclusivistas. Somos livres e responsáveis.

 

3º valor: senso de comunidade (Pedro)

“Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda. Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros.”(João 15.16-17)

Na cena da lavação dos pés, Pedro primeiramente recusa que o mestre o lave, mas, depois da exortação de Jesus, o discípulo pede que seja lavado por inteiro. Nessa mesma cena, Pedro também diz que jamais negaria Jesus, mesmo com todo sofrimento que haveria de vir, porém, o negou 3 vezes antes do sinal da troca da guarda romana (o canto do galo).

O intrigante na história com Pedro é o que acontece após a ressurreição. É o que chamamos na Teologia de: A Restauração de Pedro, isto é, o momento em que Jesus pergunta 3 vezes a Pedro se ele o ama. Nas 3 respostas de Pedro, Jesus o exorta dizendo: “apascenta minhas ovelhas”.

Pedro é um sujeito fervoroso, dedicado e comprometido com a causa de Jesus, mas é também um sujeito egoísta. Em outro episódio, vê o esplendor da glória de Deus e pede para ficar ali pra sempre. Deseja assentar-se à direita do trono do mestre quando o Reino estiver sido estabelecido. Ele quer ter seu corpo todo lavado, não apenas os pés. O jovem Pedro pensa, apenas, em si mesmo.

Mas, quando Jesus diz para Pedro: “apascenta minhas ovelhas”, está fazendo ele mudar sua postura. Jesus quer que ele pare de olhar apenas para si mesmo. Jesus está ensinando a Pedro ter Senso de Comunidade.

No fim, somos todos Pedros. Sempre tendenciosos a pensar em nós mesmos. Mas, no Uns Aos Outros somos constantemente desafiados pela palavra: “apascenta minhas ovelhas”. Queremos aprender a ter senso de comunidade, amando e servindo uns aos outros.

 

4º valor: pensamento crítico-analítico

No Uns Aos Outros olhamos para todo conteúdo que criamos, lemos e compartilhamos com uma postura crítica e analítica, inclusive quando se trata de textos da Bíblia. Entendemos que esse é nosso Culto Racional (Rm 12).

Não temos problema com pessoas que pensam de forma diferente de nós, assim como, não temos medo de pensar diferente do convencional. Assim, buscamos interpretar a Bíblia a partir de chaves hermenêuticas condizentes com o nosso tempo.

Procuramos evitar que sejamos influenciados ou influenciadores que interpretem a Bíblia a fim de favorecer a perpetuação de um poder hegemônico e preestabelecido. Compreendemos que entregar a Deus um culto racional perpassa pela maneira como compreendemos a Bíblia e de como isso pode nos afetar como sociedade.

O Reino de Deus é aqui. Ainda que estrangeiros no “mundo”, vivemos em sociedade procurando não se alienar e tampouco deixar de lado os dilemas sociais pelos quais a humanidade passa.

Nisso, procuramos encaixar nosso propósito na missão de trazer conhecimento crítico e analítico para todos os que nos acompanham e consomem nosso conteúdo.

Queremos servir ao nosso mestre da melhor maneira possível, por isso, estudamos, nos envolvemos e buscamos intensamente repensar todas as atitudes que afetam negativamente as pessoas.

Conectados em Amor

1º Projeto musical do Uns Aos Outros

Conectados em amor é o primeiro álbum de músicas autorais do Ministério Uns Aos Outros. Todas as músicas deste álbum foram inspiradas em algum personagem do Novo Testamento.

A ideia foi imaginar e expressar o sentimento daquela pessoa através de uma canção. Alguns personagens são o filho pródigo, Nicodemos, José de Arimatéia, o leproso que voltou, entre outros.

Uma coletânea de dez músicas inéditas que vão do rock ao soul, passando pelo R & B e blues, com uma pegada de pop e worship. O diferencial deste álbum é a variação nos estilos sem a perda da identidade.

O ministério Uns Aos Outros chega como uma novidade no cenário do nicho gospel com uma proposta original, com letras teologicamente pesadas, mas com um som congregacional e agradável.

O  Ministério Uns Aos Outros chega como uma novidade no cenário gospel,  propondo músicas congregacionais a serem tocadas Brasil afora.

Lançamento em 06 de janeiro de 2023.

Faça o pré-save no link: https://onerpm.link/939126589349

É só o começo e sabemos que Deus tem muito para acrescentar em nossas vidas. Vem com a gente nesse projeto focado em aprender a amarmos uns aos outros.

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.