Escuta ativa: o que é isso?
A escuta ativa é quando há atenção mútua entre os interlocutores dentro de um diálogo. Isso revela a eficiência e intensidade de uma conversa.
A falta de escuta ativa é percebida quando os ruídos da comunicação se tornam estridentes e impossibilitam a compreensão entre os envolvidos.
Vou explicar melhor. Você já teve a impressão de falar com uma pessoa que parece não entender propositadamente? Sabe quando parece que ela está só esperando você terminar a sua frase para emendar um:
- “Nossa, isso já aconteceu comigo!”
- ou “Ah, mas se fosse comigo, eu teria feito diferente”,
- ou qualquer outro tipo de (des)escuta?
Talvez você, como eu, já tenha passado por algo assim. E verdade seja dita: isso não é escutar.
Como desenvolver a escuta ativa?
Manter uma escuta ativa melhora os relacionamentos em todos os níveis. Mas, essa não é uma tarefa muito fácil. É preciso ter paciência, empatia e força de vontade.
No entanto, uma vez que você consegue deslocar-se da escuta passiva para uma escuta ativa a tendência é de que cada vez mais conseguirá exercer liderança e influência.
Portanto, para desenvolver uma escuta ativa relevante separamos duas dicas, ou conselhos, para você seguir e conseguir a atenção dos seus liderados.
Deixe o outro conduzir
Imagino a escuta como ser recebido por alguém em sua casa. Quando eu chego, não entro e me sento em qualquer lugar. Penso que quem dita o ritmo da visita é o anfitrião. Gosto de esperar a pessoa sinalizar onde ela quer que a gente sente pra conversar. Vamos na varanda, na sala, na cozinha?
O que quero dizer é que quando começo um diálogo, primeiro sinto qual o nível da conversa que a pessoa quer ter comigo. Ela quer só desabafar ou ela quer minha opinião?
E, a menos que você tenha um propósito muito específico neste diálogo, o ideal é deixar a outra pessoa conduzir. Especialmente se for um diálogo difícil.
Isso determina boa parte da conversa, porque é possível que a pessoa não queira uma solução mágica para o problema. Muitas vezes, ela quer apenas descarregar um pouco da raiva, tristeza, medo ou simplesmente compartilhar uma alegria.
Portanto, para obter uma escuta ativa você também precisa aprender a como não impedir a escuta ativa da pessoa com quem você está conversando. A medida que a outra parte perceber que está sendo ouvida ela também ficará mais suscetível a ouvir o que você tem a dizer.
Não interrompa
Outro aspecto importante é que quando alguém está falando (além de ser educado) é construtivo deixar a pessoa concluir sua fala para então prosseguir o diálogo.
As interrupções bloqueiam a fluidez e passam a ideia de que o que a outra pessoa está falando não é tão importante.
Para melhorar nossa escuta o primeiro passo é a auto observação.
Observe como você tem (des)escutado. Ao aplicar conceitos simples de maneira homeopática, você consolida hábitos saudáveis de comunicação e relacionamento.
E também quero incentivar a ter alguém que lhe auxilie nesta jornada. Que tal pedir a alguém que lhe conhece bem para ajudar a perceber como está sua escuta?
Se você quiser saber mais sobre como Construir uma Escuta saudável (clique aqui) e veja meu outro artigo sobre Comunicação Construtiva.
[…] Você está me escutando? […]